O que é Shadow Banking Finance amp Development, junho de 2013, vol. 50, nº 2 Muitas instituições financeiras que atuam como bancos não são supervisionadas como bancos Se parece um pato, charlatões como um pato e age como um pato, então é um pato8212 ou então diz o ditado. Mas e quanto a uma instituição que parece um banco e age como um banco. Muitas vezes, não é um banco. É um banco sombrio. O banco de sombra, de fato, simboliza uma das muitas falhas do sistema financeiro que leva à crise global. O termo 8220shadow bank8221 foi cunhado pelo economista Paul McCulley em um discurso de 2007 no simpósio financeiro anual hospedado pelo Banco da Reserva Federal de Kansas City em Jackson Hole, Wyoming. Na conversa de McCulley8217, a operação bancária das sombras tinha um foco claramente norte-americano e se referia principalmente a instituições financeiras não bancárias que se envolvem com o que os economistas chamam de transformação de maturidade. Os bancos comerciais se envolvem em transformação de maturidade quando usam depósitos, que normalmente são de curto prazo, para financiar empréstimos com prazo maior. Os bancos das sombras fazem algo parecido. Eles aumentam (ou seja, principalmente emprestam) fundos de curto prazo nos mercados monetários e usam esses fundos para comprar ativos com vencimentos de longo prazo. Mas, como eles não estão sujeitos à regulamentação bancária tradicional, eles não podem ser usados em bancos do banco federal e não possuem depositantes tradicionais cujos fundos estão cobertos pelo seguro estão no 8220shadows.8221 Home Mortgages Shadow Os bancos primeiro chamaram a atenção de muitos especialistas devido ao seu papel crescente na transformação de hipotecas em títulos. A cadeia de reciclagem 82201 começou com a originação de uma hipoteca que, em seguida, foi comprada e vendida por uma ou mais entidades financeiras até que terminou parte de um pacote de empréstimos hipotecários usado para apoiar uma garantia que foi vendida para investidores. O valor da garantia estava relacionado ao valor dos empréstimos hipotecários no pacote, e os juros sobre um título garantido por hipoteca foram pagos a partir dos juros e principais proprietários pagos em seus empréstimos hipotecários. Quase todos os passos da criação da hipoteca para a venda da segurança ocorreram fora da visão direta dos reguladores. O Conselho de Estabilidade Financeira (FSB), uma organização das autoridades financeiras e de supervisão das principais economias e instituições financeiras internacionais, desenvolveu uma definição mais ampla de bancos sombra que inclui todas as entidades fora do sistema bancário regulado que executam a função bancária básica, a intermediação de crédito (que É, pegar dinheiro de poupadores e emprestá-lo aos mutuários). Os quatro aspectos-chave da intermediação são a transformação da maturidade: obtenção de fundos de curto prazo para investir em transformação de liquidez de ativos de longo prazo: um conceito semelhante à transformação de vencimento que implica o uso de passivos em espécie para comprar ativos mais difíceis de vender, como alavancagem de empréstimos : Empregando técnicas como o empréstimo de dinheiro para comprar ativos fixos para ampliar os ganhos ou ganhos potenciais em uma transferência de risco de crédito de investimento: assumindo o risco de um inadimplente do mutuário e transferindo-o do originador do empréstimo para outra parte. Sob esta definição, os bancos sombra incluirão corretores que financiam seus ativos usando acordos de recompra (repos). Em um acordo de recompra, uma entidade que precisa de fundos vende uma garantia para aumentar esses fundos e promete comprar a garantia de volta (ou seja, reembolsar o empréstimo) a um preço específico em uma data especificada. Os fundos mútuos do mercado monetário que agrupam os fundos do investidor8217 para comprar papel comercial (IOUs corporativas) ou títulos garantidos por hipotecas também são considerados bancos sombra. Assim, as entidades financeiras que vendem papel comercial e utilizam os recursos para ampliar crédito para famílias (chamadas empresas financeiras em muitos países). Por que há um problema Enquanto os investidores entenderem o que está acontecendo e essas atividades não representam riscos indevidos para o sistema financeiro, não há nada inerentemente sombrio sobre a obtenção de fundos de vários investidores que possam querer seu dinheiro de volta dentro de um curto período e investir Esses fundos em ativos com vencimentos de longo prazo. Problemas surgiram durante a recente crise financeira global, no entanto, quando os investidores ficaram nervosos sobre o que esses ativos de longo prazo realmente valeram e muitos decidiram retirar seus fundos ao mesmo tempo. Para reembolsar esses investidores, os bancos sombra tiveram que vender ativos. Esses 8220fire sales8221 geralmente reduziram o valor desses ativos, forçando outras entidades bancárias sombra (e alguns bancos) com ativos similares a reduzir o valor desses ativos em seus livros para refletir o menor preço de mercado, criando uma maior incerteza sobre sua saúde. No auge da crise, tantos investidores retiraram-se ou não reviveram (reinvestir) seus fundos que muitas instituições financeiras, bancos e não bancos, passaram a seriamente em dificuldades. Se isso tivesse ocorrido fora do sistema bancário, poderia ter sido isolado e essas entidades poderiam ter sido fechadas de maneira ordenada. Mas os bancos reais também foram capturados nas sombras. Alguns bancos de sombra foram controlados por bancos comerciais e, por razões de reputação, foram recuperados pelo pai mais forte do banco. Em outros casos, as conexões estavam com o comprimento do braço, mas porque os bancos sombra tinham que se retirar de outros mercados, incluindo aqueles em que os bancos vendiam papel comercial e outros empréstimos de curto prazo8212. Essas fontes de financiamento para os bancos também foram prejudicadas. E porque havia tão pouca transparência, muitas vezes não estava claro quem devia (ou deveria mais tarde) o que a quem. Em suma, as entidades bancárias paralelas foram caracterizadas pela falta de divulgação e informações sobre o valor de seus ativos (ou às vezes até o que os ativos eram) governança opaca e estruturas de propriedade entre bancos e bancos sombra pouca supervisão regulatória ou de supervisão do tipo associado Com os bancos tradicionais praticamente não há capital absorvente de quedas nem dinheiro para resgates e falta de acesso ao suporte formal de liquidez para ajudar a evitar vendas de fogo. Problemas continuam As sombras podem ser assustadoras porque obscurecem as formas e tamanhos de objetos dentro delas. O mesmo é verdadeiro para bancos de sombra. Estimar o tamanho do sistema bancário paralelo é particularmente difícil porque muitas de suas entidades não se reportam aos reguladores governamentais. O sistema bancário sombra parece ser o maior nos Estados Unidos, mas a intermediação de crédito não bancário está presente em outros países8212 e cresce. Em maio de 2010, o Federal Reserve começou a coletar e publicar dados por parte do sistema bancário sombra que trata de alguns tipos de empréstimos de recompra. Em 2012, o FSB realizou seu segundo exercício de monitoramento 8220global8221 para examinar toda a intermediação de crédito não bancário em 25 jurisdições e na área do euro, que foi mandatada pelo Grupo das 20 maiores economias de mercado avançadas e emergentes. Os resultados são difíceis porque eles usam uma categoria abrangente de outras instituições financeiras, 8221, mas mostram que o sistema bancário sombra dos EUA ainda é o maior, embora tenha diminuído de 44% dos países da amostra 8217 para 35%. Através das jurisdições que contribuíram para o exercício FSB, o sistema de sombra global atingiu 62 trilhões em 2007, declinou para 59 trilhões durante a crise e recuperou-se para 67 trilhões no final de 2011. O setor bancário sombrio8217s da intermediação financeira total era sobre 25 por cento em 2009821111, abaixo de 27 por cento em 2007. Mas o exercício do FSB, que se baseia em medidas de onde os fundos vêm e para onde eles vão, não mede os riscos que a operação bancária paralela representa para o sistema financeiro. O FSB também não mede o montante da dívida utilizada para comprar ativos (geralmente chamado de alavancagem), o grau em que o sistema pode ampliar os problemas ou os canais através dos quais os problemas se movem de um setor para outro. Há planos para combinar o exercício original 8220macro mapping8221 com informações coletadas de relatórios regulatórios e de supervisão e informações obtidas dos mercados sobre novas tendências, instrumentos e vínculos. O FSB planeja usar o que aprende sobre bancos sombra e vincular essa informação às quatro atividades bancárias paralelas (transformação de maturidade e liquidez, transferência de risco de crédito e alavancagem) para elaborar um mapa de risco sistêmico 82221 para determinar quais atividades, se houver, podem representar Um risco sistêmico. A primeira pesquisa do FSB sugeriu que a atividade bancária paralela não é significativa na maioria das jurisdições, embora não tenha levado em consideração as atividades transfronteiriças. Nem foi capaz de mostrar como as atividades podem estar conectadas em diferentes tipos de entidades. Por exemplo, empresas de finanças em alguns países parecem estar ampliando seu alcance e seu papel de intermediação de crédito. Até o momento, os verdadeiros riscos dessas atividades e se são sistemicamente importantes são indeterminados. Autoridades envolvidas O setor oficial está coletando mais e melhores informações e procurando por vulnerabilidades ocultas. Os supervisores bancários também estão examinando a exposição dos bancos tradicionais aos bancos paralelos e tentando contê-lo através de caminhos como os regulamentos de capital e liquidez82. Essa exposição permitiu que bancos sombra afetassem o setor financeiro tradicional e a economia de forma mais geral. Além disso, como muitas entidades bancárias das sombras eram ligeiramente regulamentadas ou fora da competência dos reguladores, as autoridades estão contemplando a ampliação do escopo da informação e regulação8212 das duas entidades e dos mercados que utilizam. E as autoridades estão certificando-se de que todas as potenciais entidades ou atividades de bancos paralelos são supervisionadas de uma forma que desencoraja os bancos de sombra de adaptar seus comportamentos a serem supervisionados pelos reguladores mais fracos (ou não) 8279do nível doméstico ou mundial. As autoridades estão a fazer progressos, mas trabalham nas sombras em si mesmas, tentando reunir dados diferentes e incompletos para ver quais riscos sistêmicos estão associados às várias atividades, entidades e instrumentos que compõem o sistema bancário paralelo. 9632 Laura E. Kodres é diretora assistente do Departamento Monetário e de Mercados de Capitais do IMF8217. 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